Carcinoma ductal invasor. Foi assim que me diagnosticaram.

Não quero mostrar aqui, como lido bem ou não, com a minha condição, mas sim mostrar os meus medos e quem sabe, as pessoas que passam ou passaram por isso, possam me ajudar a superá-los. Trocando experiências, conselhos, opiniões, receitas...

Num primeiro momento, vim em busca de apoio junto aquelas que passam pela mesma situação. Agora tenho mais um objetivo, divulgar todas as informações a respeito da doença, sintomas e prevenção que temos acesso quando somos diagnosticadas para todas aquelas que não são, assim podemos aumentar o número do diagnóstico precoce.



quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

De quem é esse corpo?



    Quando me deparei com essa imagem linda e (como designer que sou) muito bem "sacada" por sinal, comecei a me questionar a respeito da imagem, não dessa mas da nossa imagem após a mastectomia. Essa imagem ai em cima nos questiona justamente sobre nossa "obsessão" com as minucias da aparência, e nos lembra de que a saúde é mais importante e tal. Realmente não tenho a menor dúvida das prioridades, saúde em primeiro lugar mas tem outro tipo de saúde também que pouco se fala nos blogs e outros meios que frequento como apoio, o lado emocional, nossa psique, o self do ser. E não me refiro a "frivolidades" estéticas.

    Não sei como é ou foi para vocês mas no meu caso foi e é algo ....pausa para pensar numa palavra... não consigo pensar em uma palavra... mas tenho sensações, e essas são de frustração, e de uma tremenda SACANAGEM, indignada acho que é uma boa palavra! Eu não nasci assim, eu curtia meu corpo prá ca*****te e agora o que eu tenho, ou melhor não tenho mais! Minha "mama", meu peito meu seio minha teta, tá em algum vidro cheio de formol ou quem sabe no lixo mesmo, ah e com um tumor no meio dela... Bom antes lá do que neste corpinho que não te pertence né, mas ficou um buraco gente, na auto estima, na cabeça. E agora?



     E é aqui que me encontro, negociando com o meu corpo, o meu novo corpo, com mais limitações e deformidade que um dia poderia pensar em ter. Mas o ser humano tem uma qualidade fantástica, a de se adaptar, e é bem por ai mesmo né... temos que nos adaptar e aprender a amar nesse novo corpo/self, por que as mudanças estão longe de ser apenas físicas. Quanto mais eu me reconheço no espelho, menos sei que eu sou!

Muito prazer, Fabiane!

10 comentários:

  1. Fabi! Ontem mesmo tive uma discussão com minha cicatriz da mastectomia. Na verdade, a discussão foi mais com o local onde já esteve meu peito esquerdo. Gostava do meu corpitcho também, a gente nunca está satisfeita, sempre acha que pode melhorar, mas eu gostava dele. de repente, agora tenho uma enorme cicatriz, e nada de mamilo. Afetou minha auto-estima? Muito! Consigo me achar sexy faltando um seio? Ainda não. Mas, qual era a outra chance? Esse peito tentou me matar! E o que ele merecia? Ser arrancado mesmo. Agora, essa cicatriz está aqui para me mostrar que sou forte, que sobrevivi. Não somos uma mulher qualquer, somos sobreviventes. E temos que nos orgulhar disso. Como li em algum lugar, câncer não é para os fracos. Não é mesmo. E nós passamos por isso! Sofremos? Muito. Mas estamos aqui para contar nossa história! Mil beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina leu no meu blog que câncer não é para fracos. E não é meeesmo. Somos muito fortes, sem falsa modéstia!

      E Fabi, espero - tenho certeza, na verdade - que seja temporário esse seu clima "borocoxô". Pensar que essa mama tentou te matar, como disse a Marina, eu acho que pode ajudar bastante. Assim, desejo que você, logo logo, se redescubra sexy e gostosa.

      Muitas beijocas com poder de levantar a auto-estima das amigas! ;oP

      Excluir
  2. A gente nunca para de se conhecer não é? Você pode pensar que já não se conhece mais, mas para mim vejo uma mulher muito forte em busca de uma nova organização. Beijos querida! SEmpre corajosa!

    ResponderExcluir
  3. Oi moca designer... Nao eh facil mesmo passar por uma mutilacao dessas... A minha foi diferente, eu nao noto qdo olho no espelho, mas sim toda vez que atendo o telefone ou converso com alguem. Sem contar que como aconteceu numa parte visivel do meu corpo, fico olhando toda hora pra ver se ta td bem... Passar por isso com pouca idade eh o que me abala no momento, mas tenho tentado ser forte... Na medida da minha fortaleza. Beijo enorme e fica bem!

    ResponderExcluir
  4. Fabiane, são tantas as coisas que a gente têm de passar, mas aos poucos vamos compreendendo, aceitando e convivendo. Procurando ser ainda melhor do que éramos. Superando até mesmo a nós mesmas. É o que tenho tentando fazer.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Fabi
    Adorei seu blog. Como você tive câncer de mama e também fiz uma mastectomia radical no sei esquerdo. Já fiz quimioterapia (VERMELHA), perdi meus cabelos (meu xodó), o que muito me abalou, muito mais que a retirada do que seio, porque o seio na minha opinião não nos expõe, mas o cabelo... ainda não me reconheço quando olho no espelho, na realidade evito olhar...Vou começar a fazer a quimioterapia Taxal, não sabia que a unha pode descolar, ploft... eu falo que o paciente oncológico é como esta abeira de um abismo, a gente sabe o que vai acontecer se pularmos, mas quando pulamos é bem diferente. Junto com a quimioterapia vou também fazer a radio. Também criei um blog onde falo das minhas ações e reações com a doença e os tratamentos. É uma forma de desabafar, como você falo bem claro tudo que acontece... Nós somos como fênix renascemos a cada dia... Beijos.

    ResponderExcluir
  6. cida b. campos
    oi querida dixa eu te perguntar. pelo que andei lendo no seu blog voce já foi diagnosticada com cancer de mama só com a ultrassonografia? voce nem precisou fazer a mamografia e a biopsia? se for isso gostaria muito que voce me enviasse o que deu na sua ultrassonografia e qual classificação bi rards que deu. pois depois de sentir queimação no bico dos seios e encontar nódulos nos dois seios eu fiz uma ultrassonografia dia 09 de abril e o resultado foi esse:
    mama direita: as 3 hrs e 10mm do mamilo e 7mm da pele nódulo solido hipoecoico de ecotextura heterogenia com ua area central anecoica,forma lobulada,contornos irregulares,limites imprecisos com discreta sombra acustica posterior,medindo 3×3. birards IV.e na mama esquerda só deu um nodulo cistico medindo 8x8. quarta feira vou fazer a mamografia, mas gostaria muito que voce me respondesse pra eu ficar preparada pois prefiro não ser pega de surpresa. assim que eu pegar o resultado da mamografia eu te conto. bjus e luz
    ah! e pode me responde pelo meu email que é :
    ( cidadocelinda@hotmail.com )

    ResponderExcluir
  7. cida b. campos
    oi fabi como vc está? espero que bem. bom eu disse que quando pegasse a mamografia eu te falaria e não to falando com vc pelo meu msn porque não conseguiu carregar.bom o resultado,peguei ontem e fiquei sem entender nada pois deu normal e no final dizia assim:
    'mamas altamente radiodensas, dificultando o método'
    eu entendi que não deu pra visualizar direito pelas mamas serem densas demais.tô certa?eu levei pra enfermeira que ta me ajudando e ela tava atolada de serviço e disse depois de dar uma olhada rapida que não entendeu esse 'altamenete radioadensas' e que vai marcar segunda feira pro doutor igor um mastologista ótimo da região. quando eu te pedi voce me mandou prontamente o que deu na sua ultra agora preciso que voce me diga o que que deu na sua mamografia.qual dos exames estão errad? a ultra que deu no sio esquerdo umcisto e um nodulo irregular ou a mamografia que não apareceu nada? porque pelo menos o cisto eu tenho certeza que eu tenho, pois sinto muitas dores nos seios,braços e axila fora a queimação no bico dos seios. me responda o mais breve querida. bjus, luz e um ótimo fim de seman

    ResponderExcluir
  8. cida b. de campos

    oi querida como vc tá? espero que bem vc não postou mais. bom tô passando pra te dar noticias depois da ultra e mamografia passei pelo mastologista depois de 3 meses( ufffa!) e já não gostei dele e vou explicar porque. é que minha consulta tava marcada pras 11 da manhã e meia hora antes eu tava lá e ele só foi chegar 12:55 e isso pra atender ainda os pacientes de 8 da manhã, é isso mesmo num tô doida não ele chegou praticamente 1 da tarde pra atender os pacientes que estavam marcado pras 8 da manhã , pacientes esses que estavam lá desde 7:20, 7:30 da mahã. Resumo da paróquia, ele atendeu o dobro de pacientes num único horario então atendeu todo mundo com pressa pedindo pra entrar 2 pacientes de cada vez enquanto uma mostrava o exame a outra já ia tirando a blusa e assim foi o descaso, aí eu fui a ultima já eram mais de 2 da tarde ele me mandou deitar na maca e me disse de forma grosseira que da próxima vez é pra eu fazer um exame que preste porque aquele tava uma porcaria e apertou meus seios rapidamente e disse pra eu vestir a blusa que ele me daria outro pedido de ultra mamaria e que era pra eu fazer em tal lugar com tal medica.bom aí imbirutei de vez porque quando fiz a ultra me informei sobre o medico ultrassonografista e descobri que ele tem mais de 20 anos de profissão.será que a ultra pode dar algo que não existe? não é mais fácil o contrário? não aparecer algo que já está lá como no seu caso? ou quem tá falando merda é o masto a impressão que eu tive é que deve ganfar uma comição em cima de cada ultra que essa medica faz porque alem de falar mal da ultra do outro medico ainda deixou bem claro que é pra eu fazer com essa medica. o que vc acha? já viu um laudo dar algo que não tem? me responda por favor.
    bjuz e luz

    ResponderExcluir
  9. Fabi, como vc ta?
    Pra mim seu blog é novo (ok estamos em 2015 e ok, acabei de descobrir a msm doença). Preciso saber de vc. Um beijo enorme!

    ResponderExcluir