Encontrando nódulos (caroços) na axila, móveis, de consistência firme, freqüentemente palpável em mulheres magras, fazem parte da defesa imunológica, principalmente na região axilar, não sendo preocupante.
Trata-se de gânglios linfáticos, de característica habitual (normal).
Deve-se fazer o diagnóstico diferencial entre o tecido gorduroso localizado na região axilar, geralmente de consistência mais amolecida e, freqüentemente encontrado nas mulheres mais obesas e o tecido mamário acessório (glândulas mamárias na região axilar).
Quando ocorre algum processo inflamatório no corpo, em direção ao tronco, mamas e braços, os gânglios axilares podem crescer, ficar sensíveis, dolorosos, formando a conhecida íngua, reacional ao processo inflamatório.
Geralmente regride após o término do processo inflamatório.
O gânglio que necessita de investigação é endurecido, indolor e pode corresponder a tumor de mama ou tumor de gânglios linfáticos.
Às vezes o uso de desodorantes anti-transpirante pode obstruir algumas glândulas sudoríparas (produtoras de suor) e causar processos inflamatórios, mas jamais causam câncer mamário.
Nas mamografias quase sempre se visualizam gânglios na axila (normais).
Não ignore um nódulo ou mudança na aparência ou sensação do seio. Lembre-se que o tumor cancerígeno é normalmente indolor.
Câncer de mama é uma doença tratável. A descoberta precoce é a chave para sobreviver ao câncer de mama.
Câncer de mama é uma doença tratável. A descoberta precoce é a chave para sobreviver ao câncer de mama.
Fontes: