Carcinoma ductal invasor. Foi assim que me diagnosticaram.

Não quero mostrar aqui, como lido bem ou não, com a minha condição, mas sim mostrar os meus medos e quem sabe, as pessoas que passam ou passaram por isso, possam me ajudar a superá-los. Trocando experiências, conselhos, opiniões, receitas...

Num primeiro momento, vim em busca de apoio junto aquelas que passam pela mesma situação. Agora tenho mais um objetivo, divulgar todas as informações a respeito da doença, sintomas e prevenção que temos acesso quando somos diagnosticadas para todas aquelas que não são, assim podemos aumentar o número do diagnóstico precoce.



quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Radioterapia, queima?



      Eu sei que estou em débito com o blog, que não tenho aparecido com regularidade, mas tenho acompanhado os blogs amigos e os que surgem a cada dia contando uma história tão familiar. Por isso me obriguei a não abandonar o blog, me lembrei que quando fui eu que tive um diagnóstico de CA esse apoio virtual foi muito consolador e ainda é, em outra fase mas ainda é, e acabei de perceber que sempre vai ser...

Por isso quero compartilhar minha experiência com a radioterapia.

     Bom foram 28 sessões, mama e fossa clavicular, vulgo saboneteira. No inicio eu tava feliz da vida, me imaginando no começo do fim, que depois do que passei na cirurgia, radioterapia seria muuuuiitto melhor! Ledo engano. Não foi tão fácil assim porque eu tive uma reação forte de pele a partir da 19ª sessão mais ou menos, mas o que pegou mesmo foi o fator psicológico, ir todos os dias, ficar marcada como uma experiência de ciências... isso me cansou... mesmo! Lá pela 23ª sessão me peguei chorando naquela máquina igual criança dizendo que eu não queria mais "brincar"!!!

Mas adivinha!!! PASSOU! Como a quimioterapia, a cirurgia, o dreno, a radioterapia também passou!

Hoje faz 20 dias que fiz a última sessão e minha pele tem um leve tom bronzeado, contrasta bastante já que o tom original é o bicho de goiaba, mas já já PASSA!

Dica para quem fez a radio para ajudar na renovação da pele queimada:


       Óleo de amêndoa doce, é um excelente emoliente e hidratante, isso quer dizer que ele vai amolecer a craca que ficou e ajudar a pele a se regenerar. Passe na pele ressecada e aguarde uns 10 ou 15 minutos, depois passe uma gaze limpa DELICADAMENTE promovendo uma esfoliação da pele morta.

Um beijo para todas e como dizia o Chico, vai passar...

7 comentários:

  1. OIII Fabi, que bom tê-la de volta,é isso aí amiga, tudo é passado....bola pra frente que atrás vem gente.
    Beijos saudosos da Sol

    ResponderExcluir
  2. No meu caso eu tô ferradinha, ferradinha. Que bom que no seu caso você está "bronzeadinha"... Eu estou queimada meeesmo. Mas tudo passa. :o) Forcinha aí!

    ResponderExcluir
  3. vou começar a fazer a radio sera que se eu usar o oleo de amendoas desde o começo das sessoes a minha pele vai ficar tao ruim

    ResponderExcluir
  4. Anônimo!!!!

    NÃO USE óleo de amêndoas durante a radioterapia, o óleo fica impregnado na pele e vai causar queimaduras!!! Use somente quando ACABAR O TRATAMENTO.

    Por favor, dê notícias!

    ResponderExcluir
  5. ESTOU A PROCURA DE MEDICAÇÃO EFICAZ, PARA COMBATER EDEMAS (INFLAMAÇÃO)CAUSADOS PELA RADIOTERAPIA, NA REGIÃO DO PESCOÇO

    ResponderExcluir
  6. Use babosa (aloe vera) ela formara uma pelicula regenerando a pele boa sorte e deus abençõe.

    ResponderExcluir