Carcinoma ductal invasor. Foi assim que me diagnosticaram.

Não quero mostrar aqui, como lido bem ou não, com a minha condição, mas sim mostrar os meus medos e quem sabe, as pessoas que passam ou passaram por isso, possam me ajudar a superá-los. Trocando experiências, conselhos, opiniões, receitas...

Num primeiro momento, vim em busca de apoio junto aquelas que passam pela mesma situação. Agora tenho mais um objetivo, divulgar todas as informações a respeito da doença, sintomas e prevenção que temos acesso quando somos diagnosticadas para todas aquelas que não são, assim podemos aumentar o número do diagnóstico precoce.



domingo, 11 de dezembro de 2011

Eu voltei, agora pra ficar...


Olá
Apesar de acompanhar os blogs dos amigos, desde a cirurgia não faço um post aqui. Por quê? Também não sei explicar mas uma coisa posso dizer com certeza, a cirurgia não foi tão moleza quanto eu pensei, dolorida sim, imprevistos na recuperação também, mas o fator psicológico foi o pior... Confesso que me ver no espelho mesmo de camisola no quarto do hospital foi muito ruim, o que vi, foi uma sombra não eu. Inchada, abatida, pálida, sem um fiozinho sequer de sombrancelhas ou cílios e praticamente careca com apenas alguns fios rareando na cabeça e de quebra com um buraco na axila levando uma pochete que não era aquela que vinha com a Melissinha (que eu amava).


Depois de dois dias onde até respirar doía MUITO, fui para casa da minha mãe para me recuperar. O que eu não contava era com o tal imprevisto... Tudo ia muito bem, cada dia eu sentia menos dor, sete dias depois retirei o dreno, o que foi um alívio e me deu mais motivação para continuar com as mentalizações positivas, postura otimista e tal, afinal de contas eu estava viva, sem peito mas viva. Sempre me lembrando da frase que meu médico sempre me dizia (você é mais que um peito), até que no 9º dia de recuperação, uma veia na região da mastectomia resolveu romper, e formou um coágulo enorme no espaço em que costumava estar meu peito, levei um susto tão grande porque pensei que a prótese tinha saído do lugar e fiquei em desespero. Tudo que eu pensava era: EU NÃO QUERO OPERAR OUTRA VEZ! Fiquei tão frustrada, chorei, briguei, desci do salto e mandei as mentalizações positivas para a PQP e esbravejei com vontade!! Corre pro médico para fazer ultrasonografia e ver o que está acontecendo, dos males o menor era coágulo a prótese estava ok. Então a solução era puncionar. Uma, duas, três, quatro vezes.... dói, é chato, e não saía quase nada, além de deformar mais ainda a cicatriz. Resultado, depois de vinte dias, o coágulo ainda tava lá o corpo não estava absorvendo o sangue porque estava muito espesso, a solução, abrir outra vez! Voltar ao centro cirúrgico, abrir outra vez, mais 15 dias em recuperação... blá blá blá...

Dessa vez, pelo menos não senti a mesma dor, mas abrir o corte outra vez atrasou a radioterapia, todo o tratamento deveria terminar junto com o ano de 2011, agora vou passar janeiro em radioterapia.
Sabe, fiquei refletindo um bom tempo a questão da minha reação a cirurgia e acho que tive dificuldades por ter feito o caminho contrário. A maioria dos casos que tomei conhecimento aqui na blogsfera era de pessoas que tinham descoberto o tumor e na semana seguinte já estavam no centro cirúrgico e logo depois encarando uma quimioterapia. Comigo foi o contrário. Encarei bem a QT mas a cirurgia nem tanto.

Quanto à cirurgia, ao poucos vou “digerindo” minha nova aparência e limitações e assim a vida vai seguindo, agora mais otimista e confiante.

bjs

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Colabore com a vaquinha para a reconstrução da Renata!


Olá!!

Se você tiver um minutinho gostaria de te pedir um favor, vamos fazer com essa ação não seja apenas mais uma que não deu em nada, VAMOS FAZER ELA ACONTECER de fato!

Colabore com a doação e publique este post em seu blog, coloque no facebook, mande por e-mail, para que o maior número de pessoas possam ver e contribuir, lembrem-se, a data da cirurgia já está marcada, precisamos atingir um valor que realmente ajude.


Para saber como essa vaquinha começou entre aqui:
http://pqpecancer.blogspot.com/2011/10/verdadeira-amizade.html


E para doar:
Banco do Brasil Ag: 1386-2 e C/C - 37329-x

Obrigado a todos!

Beijos...

domingo, 16 de outubro de 2011

A verdadeira amizade.



      Sabe, passei por um bom tempo da minha vida muito descrente do ser humano, justamente por eu ter sido alvo do egoismo de quem eu menos esperava... infelizmente isso acabou "contaminando" meu senso de justiça e a partir daí passei a julgar todos como iguais.
      Ainda bem que as coisas mudam não, graças ao câncer tive a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas que já estavam na minha vida e uma delas chama-se Maria Alice. Essa pessoa fofa, sempre me fala que quando alguém de sua família passa por qualquer tipo de dificuldade, TODOS colaboram, e quando a dificuldade é financeira eis que aparece a tão peculiar vaquinha!

      Imagino que todas nós mulheres que enfrentam o câncer de mama, somos membros de uma família, por isso nos ajudamos mesmo que virtualmente, além do fato de que por passarmos pelas mesmas experiências, neste caso sabemos exatamente como é o sofrimento alheio.

     Hoje, eu estava lendo alguns blogs e passei pelo Vencendo o jogo contra o câncer  e li uma história que me lembrou a Maria Alice. Por isso peço a vocês, vamos ajudar um membro da nossa família virtual?



A Renata já está com a data da cirurgia para a reconstrução marcada porém ainda não tem todo o dinheiro. Vamos ajudá-la a realizar sua reconstrução? Acho que R$10,00 de cada uma, não vai fazer tanta falta assim e podemos contribuir com uma excelente causa. DIVULGUEM EM SEUS BLOGS

Passem no blog da Re e leiam sua história:
http://vencendoojogocontraocancer.blogspot.com/2011/10/um-mes-para-cirurgia-tao-esperada.html

Ah! Eu ainda não falei com ela, aliás nem a conheço, mas tenho certeza de que ela ficará muito feliz!

Beijos no coração de todas e cada uma,
Fabi

Olááá...



Nossa, quanto tempo não...
Andei sumida meio sem coragem para escrever, mas diante de um comentário tão fofo da Tanya, pedindo para eu não sumir, tive que esboçar uma reação!..rs. E cá estou!

Noites insone me rondam as vésperas da cirurgia. Os resultados dos exames foram bons, muito bons. O tumor praticamente sumiu, o que ficou foi uma área de fibrose onde antes tinha um nódulo de tamanho considerável e terça dia 18/10 finalmente opero. Mas, se finalmente chegou o momento tão esperado de me livrar de vez desse treco, porquê estou tão estranha?! Medo, um pouco, preocupação talvez... O FATO É QUE EU NÃO SEI O QUE ACONTECE!

Bem, é preciso levar um dia de cada vez não, quanto a cirurgia mando notícias assim que puder e por favor, orem por mim.

Gostaria de deitar minha cabeça e dormir o sono das crianças...

beijos...

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Diagnóstico precoce, é TUDO!!!



       Fiz este post com o intuito de alertar a respeito do diagnóstico precoce, e gostaria de usar minha história para ilustrar melhor.
      Nos primeiros posts deste blog, narro como recebi meu diagnóstico e explico porque demorei tanto para ir ao médico, resumindo fui negligente com a minha saúde em favor da "correria" do dia a dia. 
     Resultado, se eu tivesse procurado ajuda assim que eu notei o primeiro nódulo na mama, eu não teria tido comprometimento axilar e não seria necessário um esvaziamento e correr o risco de um linfedema, além das chances de uma cirurgia conservadora ser bem maior, praticamente 100%.
    Mas, de algo essa experiência tem que servir não? Para alertar a todas que, assim como eu fiz, sempre deixam por último os afazeres referentes a nós mesmas e principalmente a nossa saúde!
    Se você ainda está com aquele pedido de ultrassonografia do médico guardado na gaveta esperando "ter um tempinho" ARRUME UM TEMPINHO HOJE MESMO e não seja negligente com a sua saúde.

    Blogueiras, se você tem uma história parecida, deixe neste post o seu relato e divulguem a todas as amigas que não foram diagnosticadas com câncer de mama.
    Para todas que não foram diagnosticadas com câncer de mama, divulguem este post, quem sabe podemos ajudar alguém a ter um diagnóstico precoce e maiores chances de cura e de uma melhor reconstrução.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Morreu David Servan-Schreiber, o “Sr. Anticancer”



O médico e neurocientista francês conhecido pelo seu livro sobre o “estilo de vida anticâncer”, David Servan-Scheiber, morreu na noite de domingo (24/7) em um hospital no noroeste da França, segundo jornais europeus. Ele tinha 50 anos e lutava contra um câncer no cérebro há quase 20.
De acordo com o jornal português “Público”, Servan-Scheiber há três dias em coma, depois de ter sofrido durante os últimos meses de diversos sintomas neurológicos graves – paralisia, dificuldade em falar – devido a metástases no cérebro.
Sucesso nas livrarias, seus livros sobre seu método natural de enfrentar a doença – sendo “Anticâncer – Prevenir e vencer usando suas defesas naturais (2008)” o mais conhecido – venderam mais de 1 milhão de cópias, segundo o diário francês “L’Express”.
Servan-Schreiber descobriu a doença em 1992, quando o participante de uma pesquisa não apareceu para um exame agendado de ressonância magnética no seu laboratório da Universidade de Pittsburgh (EUA). Numa absoluta casualidade, ele tomou o lugar no aparelho e o exame mostrou um tumor cerebral do tamanho de uma noz, descreve o “New York Times” em perfil publicado pelo G1 em 2008.
Operado e tratado, o neurocientista retornou à sua rotina usual. Cinco anos depois o tumor estava de volta e entre voltar a ser operado e se submeter a quimioterapia e radioterapia, ele percebeu que tinha de procurar o que ele próprio podia fazer para reforçar a capacidade do corpo combater a doença.
O resultado das pesquisas foi “Anticâncer”, publicado pela primeira vez em 2007, que detalha as principais alterações no estilo de vida do pesquisador para ajudar o organismo a combater o tumor. Alvo de críticas de alguns oncologistas por preconizar métodos alternativos, o livro foi defendido por Servan-Schreiber, que sempre afirmou em entrevistas que seus métodos não deviam substituir a medicina convencional.

fonte: http://kiminda.wordpress.com/2011/07/25/morreu-david-servan-schreiber-o-%E2%80%9Csr-anticancer%E2%80%9D/

acesse: http://www.anticancerbook.com/

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Nódulo na axila



   Encontrando nódulos (caroços) na axila, móveis, de consistência firme, freqüentemente palpável em mulheres magras, fazem parte da defesa imunológica, principalmente na região axilar, não sendo preocupante.
Trata-se de gânglios linfáticos, de característica habitual (normal).

   Deve-se fazer o diagnóstico diferencial entre o tecido gorduroso localizado na região axilar, geralmente de consistência mais amolecida e, freqüentemente encontrado nas mulheres mais obesas e o tecido mamário acessório (glândulas mamárias na região axilar).
   
  Quando ocorre algum processo inflamatório no corpo, em direção ao tronco, mamas e braços, os gânglios axilares podem crescer, ficar sensíveis, dolorosos, formando a conhecida íngua, reacional ao processo inflamatório.
Geralmente regride após o término do processo inflamatório.

  O gânglio que necessita de investigação é endurecido, indolor e pode corresponder a tumor de mama ou tumor de gânglios linfáticos.
Às vezes o uso de desodorantes anti-transpirante pode obstruir algumas glândulas sudoríparas (produtoras de suor) e causar processos inflamatórios, mas jamais causam câncer mamário.
Nas mamografias quase sempre se visualizam gânglios na axila (normais).

Não ignore um nódulo ou mudança na aparência ou sensação do seio. Lembre-se que o tumor cancerígeno é normalmente indolor.
Câncer de mama é uma doença tratável. A descoberta precoce é a chave para sobreviver ao câncer 
de mama.

Fontes:

http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3217&ReturnCatID=690

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Campanha informativa, AJUDE A DIVULGAR!


   Estou começando uma campanha informativa, pois penso que não é preciso ter câncer de mama para saber como é!

   Imagino que se todas as mulheres tiverem mais informação a respeito de exames preventivos, sintomas, estágios da doença etc, as chances de se descobrir um tumor em estágio realmente inicial vão aumentar, evitando assim, comprometimento axilar, risco de linfedema e cirurgias radicais. 

   Começo este trabalho pois eu me imaginava uma pessoa "privilegiada" , moro num lugar com centros de referência no tratamento do câncer, tenho acesso a "informação (aquela do auto exame que sinceramente PQP...)", fazia exames de rotina com o ginecologista (mas pra quê mamografia se eu ainda tenho 34 anos). Demorei a ter o diagnóstico porque câncer é doença que acontece com os outros, não conosco.

  Pois foi então que descobri o oncomundo!! Vi que a falta de informação e o preconceito são responsáveis por muitos diagnósticos tardios, assim como aconteceu comigo. Mas pode ser evitado com outras pessoas.

Peço a ajuda de vocês para divulgar o link do blog e a copiar as postagens no blog de vocês. Respondam, opinem, o próximo post já será um post da campanha!

Vamos fazer destes limões uma bela caipirinha, vamos levar a informação a todas!


quinta-feira, 14 de julho de 2011

Eu ganhei um selinho MEGA, LINDO!!!



Gente AMEI meu selinho!!!

Mas sinceramente nem é o selinho em si sabe, mas saber que minha história ajudou alguém, que a história de alguém me ajudou, saber que vai passar, que alguém me lê ...rs., que ainda dô ibope!!
Nem é Oncocard é Mastercard mesmo NÃO TEM PREÇO! 
Por isso que digo, por mais pessoas que estejam do meu lado me ajudando, o que sou eternamente grata, com vocês, amigas de blog, companheiras de perrengue, me sinto compreendida!

Muito obrigada a todas vocês!


E agora tem as regrinhas:




1. Exibir a imagem do prêmio;
2. Postar o link do blog que premiou: http://reelaborandoapalavraviver.blogspot.com
3. Publicar as regras;
4. Indicar 10 blogs para receberem;
5. Avisar os indicados.
Aqui vão os blogs que fazem parte de minha história:
- Encarando o câncer de mama
- Mulher de Peito
- Compartilhar.com
- MeNina de peito
- Minha história
- Câncer de mama, viver um dia de cada vez
- Devaneios de uma essência
- Here come the rest of our lives
- Dos nossos Limões
- Raspadinha e carequinha

O link do blog da Tanya não está na lista porque É CLARO que ele também faz parte da minha história! Achei meio óbvio indicar outra vez!

Um MEGA beijo no coração de todas e cada uma!!!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Tá caindo outra vez...



              Logo que terminei os ciclos de FEC meu cabelo começou a crescer. Quando mudei o medicamento eles ainda cresciam, agora já terminei o primeiro ciclo de Taxol e percebi que começaram a cair outra vez, acompanhado das sombrancelhas e dos cílios ... Quer saber, isso tá me cansando, quero meus cabelos já!!!
Gente, desculpem o mal humor, mas vocês me entendem, tem dia que dá vontade de chutar TUDO e TODOS e sair por ai falando altos palavrões!!
             Estou com dores no peito (acho que a ansiedade ataca novamente), hoje acordei com uma dor descabida na perna esquerda, e agora além de careca, quase sem peito, TO MANCA!!!!! PQP!!!

Fora o cansaço, gente que cansaço é esse?!! Eu ando meio metro e to quase cuspindo o pulmão!

CANSEI!!!!!!



          

terça-feira, 5 de julho de 2011

Esta é a SUA VIDA!

Tem mensagens que lemos no blog das amigas que precisam ser repassadas não é. Essa é uma delas, li no blog da Drica (http://drica-cncerdemamaviverumdiadecadavez.blogspot.com/):









Esta é a SUA VIDA. Então faça o que você ama e faça com frequência.
Se não gosta de algo, MUDE.
Se não gosta do seu trabalho, SAIA DELE.
Se não tem tempo suficiente, PARE DE ASSISTIR TV.
Se está procurando pelo amor da sua vida, PARE. Ele vai estar esperando por
você quando você começar a fazer as coisas que ama.
Pare de analisar tudo, a vida é SIMPLES.
Todas as emoções são bonitas. Abra sua mente, seus braços, e o coração para
COISAS NOVAS E PESSOAS NOVAS, nós somos unidos pelas nossas diferenças.
Pergunte para a próxima pessoa que vir qual a sua paixão e compartilhe seus
sonhos inspiradores com ela.
VIAJE com frequência.
Perder-se vai te ajudar a encontrar-se.
ALGUMAS OPORTUNIDADES SURGEM APENAS UMA VEZ, AGARRE-AS.
A vida gira em torno das pessoas que você conhece e das coisas que você
cria junto à elas. Portanto, saia e comece a criar.
A VIDA É CURTA.
Viva seus sonhos e VISTA A SUA PAIXÃO.”


Um bjo,
Fabi

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Cabeça de alpiste!


              Meu cabelo está crescendo!!! Tá meio esquisito, meio ralo, mas crescendo. Me faz lembrar um boneco destes que eu tinha quando criança, o cabeça de alpiste e não a Sinead O'Connor, infelizmente... Aliás, perto de mim ela era bem cabeluda viu! Quando eu tiver coragem posto a foto, faço igual a Lílian, fotos de bem antes, recém antes, durante e depois.

                 Os efeitos do Taxol continuam suaves, Graças a Deus e amanhã faço minha 3ª aplicação, faltam 9. A Ana Paula disse no post anterior: Parece que não acaba nunca, mas acaba! E ao saber do caso dela, estabeleci minha nova meta, O MEU TUMOR TAMBÉM VAI SUMIR COM O TAXOL! Mentalizo todos os dias.
                   Mas enquanto o meu tratamento não acaba, tenho tido noites insone, pensando no futuro. Assim como a Márcia Lucas, às vezes me olho no espelho e pergunto quem é essa pessoa? Entre mudanças físicas e emocionais, sei que vou me achar, mas sei também que será outra pessoa, nunca mais a mesma e quem será que eu vou ser, quem está se formando em mim?
                Não falo de como serão meus seios e sim de como vou enfrentar a vida. Será que vou me acovardar ou serei muito mais confiante, será que nunca mais vou conseguir tomar um cosmopolitan sem me lembrar da FEC?
Roubei o lema do AA (alcoólicos anônimos), e estou tentando "viver um dia de cada vez". Árduo aprendizado, tem dia que funciona outros nem tanto.
                Mas nessa bagunça toda já não sou a mesma, minha reações são tão diversas, aos poucos aprendo a me entregar, aos poucos me dispo, dou a cara pra bater, estou correndo atrás do que sempre acreditei mas por esperar de mais do outro, acabei deixando prá lá, só sonhava, e com o passar dos anos o sonho foi ficando desbotado.
                  Hoje como um bebê aprende a andar, eu estou aprendendo a seguir o que é importante pra mim, meio cambaleante mas cheia de vontade! Tenho mais paciência e escuto muito mais que falo, passei a exercitar minha religiosidade com disciplina, mudei minha alimentação e o próximo passo é exercitar as pernocas também, já que não dá para voltar a correr, caminhadas me aguarde!
               O câncer tem me ensinado que minha vontade conta sim, viver para os outros faz parte mas não podemos nos colocar no último degrau da hierarquia, que quem vive de lembrança é porque não vive mais, virou espectador.
Amo o pôr-do-sol e não perco um por nada, essa hora mágica me faz sonhar!

Desculpem se o texto parece confuso, mas minha cabeça não está muito diferente...

bjos

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Olha a cirurgia!!!!!! É mentiraa!!!!


Queridos, no maior ritmo de festa junina, houve uma mudança de planos de última hora, mesmo com hospital marcado e tudo, minha cirurgia foi cancelada.


Fiquei meio frustrada a principio, mas confio que se não foi agora, é porque não era para ser.

O oncologista achou melhor terminarmos as sessões de quimio, já que o tumor está tendo uma regressão significativa e operar com o menor tamanho possível. Ou seja, as orações são mais que bem vindas para que reduza, muito muito e muito!!!

Então, a seguir tenho pela frente mais 12 sessões de taxol, são sessões semanais que comecei dia 16/06. E sinceramente, os efeitos colaterais são 100% melhores que a FEC!!! Porém, é provável que eu continue careca... style Sinead O'Connor! Luxo!  Mas sem enjoos, tontura ou indisposição mega, sinto apenas leves dores pelo corpo, principalmente nas articulações e pela manhã, mas super tranquilo! Isso me deixou MEGA BLASTER feliz!! 


Fiquei super tensa quando o médico me disse que as sessões seriam semanais, imagina só, meu parâmetro de comparação era a FEC, e convenhamos que uma FEC por semana..... tsctsctsc seria BEM dificíl.

Um beijo no coração de cada um e um imenso OBRIGADA pelo apoio e carinho de todos!

sábado, 11 de junho de 2011

Para Márcia Lucas



Meninas preciso da ajuda de vocês garotas espertas e já operadas que compraram os soutiens do tipo sexy!!! 
Vamos dar dicas para nossa amiga Márcia Lucas, que ficou com dúvidas sobre os soutiens no último post. Estes são para aquelas que fazem a cirurgia reconstrutiva ou reparadora no ato da mastectomia, com prótese definitiva ou expansor. Eu ainda não comprei nenhum, então vou aproveitar as dicas também!!!

Alguém aí tem igual? :


Opção A: Me pareceu bem confortável, hummm?


Opção B: Show de horror né? Marina (menina de peito) imagina esse no calor do RJ?


Opção C: Hã? Não entendi gente.....rs..


Opção D: Um clássico da "toillette" feminina, só faltou a anágua.... (alguém se lembra?). Porém!!!! Acho que fazem na cor preta! Uuuufaa!


sábado, 4 de junho de 2011

A cirurgia foi marcada!!!


Meninas,

Tenho quinze dias até a cirurgia e por incrível que pareça estou tranquila!!! Acho que confiante é a palavra mais acertada para ser usada neste caso. Ainda bem, né?! Tá.... tá bom, um pouco assustada.... tem dias que não durmo, mas, normal né?! Dadas as circunstâncias... 

Bom, como a única vez em que fui para uma sala de cirurgia foi em uma maternidade e meu parto nem cirúrgico foi, não tenho idéia de como me preparar para a ocasião, em questões práticas eu digo.

Então meninas operadas, alguma dica?

Compro aquele sutiã, lindo lindo de pós operatório ou não? Vou usar já? Como foi com vocês?

sábado, 21 de maio de 2011

Quem ai usa peruca?!!!

Pois é, a careca cansa, o lenço cansa, o frio cansa, a toca coça.... 
Fui a uma loja de perucas, porque tem dias que tudo o que queremos é passar incógnita, sem ser apontada como ponto de referência (Olha mãe!!!! Uma moça CARECA!!)!
Apesar de que ser careca tem lá suas vantagens (como no post anterior), mas o que mais me deixou feliz foi a empatia entre as carecas!
Ontem fui a uma loja grande de esportes comprar um presente de aniversário para o amigo do meu filho. Quando parei o carro no estacionamento, na vaga logo ao lado, adivinhem só, tinha uma moça careca!! Foi muito engraçado pois saímos cada uma de seus respectivos carros praticamente juntas, quando ela se virou e viu outra moça CARECA ela me cumprimentou como se fossemos amigas de infância que não se viam há muito tempo...rs.. AMEI!!!

Voltando à peruca!
Fui a uma loja na Rua Augusta, com uma MEGA amiga, e foi divertidissímo! 
Não posso negar que a primeira peruca que coloquei, me senti o Zacarias, eu ria descontroladamente, minha amiga ficava arrumando o "penteado" até que a peruca começava a escorregar para o lado que ela estava "jogando" os cabelos! Momento digno de comédia pastelão! 
Provamos a loja inteira, tiramos fotos (que estão no celular dela, assim que eu receber posto aqui) e acabei voltando para casa com um "gatinho" kkk!
Encontramos uma senhora, cliente de muitos anos na loja, que nos deu váriooooss conselhos sobre perucas, por exemplo, as de cabelo natural dão um trabalhão, pois assim como cabelos naturais, precisam ser hidratadas e escovadas para evitar o frizz, opte pelas sintéticas de boa qualidade porém nada de abrir o forno de peruca se não você pode voltar a ser careca e ainda por cima com algumas queimaduras!

Não pretendo usar sempre, mas uma opção a mais sempre é bem vinda!!


E na blogsfera??? QUEM AÍ USA PERUCA?

Atitude é TUDO!!!

Uma mulher acordou uma manhã após a quimioterapia , olhou no espelho e percebeu  que tinha somente três fios de cabelo na cabeça.

- Bom (ela disse), acho que vou trançar meus cabelos hoje. Assim ela fez e teve um dia maravilhoso.

No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e viu que tinha somente dois fios de cabelo na cabeça..

- Hummm (ela disse), acho que vou repartir meu cabelo no meio hoje.
Assim ela fez e teve um dia magnífico.

No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e percebeu que tinha apenas um fio de cabelo na cabeça.

- Bem (ela disse), hoje vou amarrar meu cabelo como um rabo de cavalo.
Assim ela fez e teve um dia divertido.

No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e percebeu que não havia um único fio de cabelo na cabeça.

- Yeeesss... (ela exclamou), hoje não tenho que pentear meu cabelo.


* Essa recebi de um amigo querido que além de ter uma amiga com câncer, tem a própria mãe com recidiva. Obrigada Mi!!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

No meio do caminho...


Como o tempo passa não? Dia 24/05 faço a 4ª QT, cheguei ao meio do caminho!!!
Depois dessa etapa, minha medicação vai mudar, muito provavelmente os efeitos colaterais também, mas tenho fé que pior não pode ser. Minha 3ª QT foi pior do que as primeiras, tudo aumentou, tive febre, mais enjôo, mais constipação, mais dor no braço em que recebo a aplicação... Uma coisa!!! Mas passou :) e o mundo voltou a ser azul e eu tirei o pijama, sim, porque semana de QT pijama é o meu uniforme em período integral ..rs..
Acho que essa relação tempo/percepção é em decorrência dos afazeres diários. No início, quando recebi o diagnóstico pensei em parar tudo, cursos, faculdade etc. Mas decidi que se eu tinha condições de continuar eu iria continuar, e que se tinha que morrer ia morrer fazendo as coisas que gosto. Incluí o tratamento como uma tarefa a mais na rotina. Hoje, (4 kg a mais) não consigo imaginar outra forma, e por ter tanto a fazer, outras coisas para se preocupar, cuidar do espírito, da casa, da faculdade, do curso, já estou no meio do caminho da pior parte e sinto como se o tempo estivesse voando...
O ócio só é bom nas férias!!!! ...rs..

Ah!!! E para aquelas que já podem abusar do estômago, passem no blog da Marina (menina de peito) que eu deixei uma receita DELÍCIA de torta de banana!

Beijos no coração de vocês

sábado, 30 de abril de 2011

Mastectomia e Reconstrução


Meninas,

a cada dia que passa é um dia a menos na contagem regressiva para a mastectomia, e sinceramente, TÔ FICANDO APAVORADA!!! Nunca tirei nem unha encravada...

Meu tumor já estava num tamanho razoável e então a decisão do médico foi fazer quimio neoadjuvante para reduzir o tumor e depois operar. Graças a Deus, está correndo tudo bem e o tumor tem reduzido significativamente a cada sessão de quimio.

Mas e o próximo passo?? Quando me imagino sem seio fico muito deprê, como será minha adaptação, a rotina, a reação do marido, o sexo?!

E a reconstrução então? Será que demora, muda os dois seios, e o meu mamilo, e o resultado final como vai ficar? Muitas caraminholas...

Tenho certeza de que é difícil para todas nós, mas por favor, quem tiver bons conselhos, divida comigo ok, tô precisando...


bjos

terça-feira, 26 de abril de 2011

A minha voz continua a mesma, mas meus cabelos...




Meus cabelos começaram a cair uns 15 dias depois da primeira quimio, primeiro tomei um susto porque eu estava preparada para encontrar cabelo pelo chão, no travesseiro até nos ombros mas não no papel higiênico!!! Pois é, cai TUDO mesmo... Começou com uma dor no couro cabeludo, como se eu tivesse passado o dia inteiro com um rabo de cavalo bem apertado, depois eles começaram a se jogar por aí. Há 15 dias eu raspei o que sobrou. 


Rejeitei a opção peruca desde o diagnóstico, resolvi optar pelos lenços, mas para a minha surpresa, os lenços me incomodam também, resultado, saio careca mesmo!!
Tenho 34 anos e um filho pequeno, no começo ele ficou com vergonha de mim, mas agora ele está aceitando melhor porque, ele vê que eu aceitei a minha aparência.
É verdade que algumas pessoas olham de rabo de olho, outras de forma descarada, algumas até riem. Mas não posso fazê-las compreender algo que está muito longe da realidade delas então é preciso mudar a minha postura.


Passo meu batom, ponho meus óculos escuros, capricho na roupa, as vezes peço a companhia de alguém, por que sair acompanhada é mais fácil, e TÔ NEM AÍ! Claro, tem dias bons e dias ruins...
Mas o que quero passar com a minha experiência é, a ação precisa vir de nós! De quem passa, pela doença. Acho que reforçar pensamentos positivos é essencial, ter em mente que é passageiro ajuda e no fundo quem é digno de pena são as pessoas intolerantes que não compreendem o próximo.


Se tivemos que encarar essa doença, é porque somos fortes o suficiente para superá-la!

E para você como foi?





Um beijo,
Fabi

terça-feira, 19 de abril de 2011

Meu paladar mudou e o seu?

Pessoas queridas!

Com as sessões de quimio meu paladar mudou!

Gostaria de saber de vcs, quais alimentos caem bem na semana da aplicação? No meu caso água nem pensar, tem gosto metálico, mas leite desnatado vai bem!

Mais sugestões?

bjkas!

3 dias de consulta!



08/02/11

No médico 1:

- Oi!
- Oi.
- Tudo bem?!
- Tudo bem, vamos lá?

Tira a roupa, pendura, põe avental, pesa, deita, aperta aqui, apalpa ali...

- Tem um senhor caroço aqui!
- Pois é, eu deveria ter vindo antes mas, sabe como é, mama densa, mês sim mês não tem um cisto, blá blá blá (afinal câncer é algo que acontece com os outros né).

- Não deve ser nada. Você ainda é nova, já amamentou, não tem casos na família. Mas, vamos investigar.
- Ultrassonografia AMANHÃ!
- Sim, sim, marco na hora que eu chegar em casa!
- Tchau.
- Tchau.

09/02/11

No laboratório

A recepcionista:
- Ultrassonografia das mamas?
- Sim.
- Particular ou convênio?
- Particular (...PQP preciso fazer logo esse convênio).

o Médico 2

- Por aqui, pode entrar ali e vestir o avental.

Me troquei e deitei na maca.

- (...PQP!!) Esse gel é gelado né?!

O médico em silêncio, olha daqui, olha dali... tsc.. tsc..

- Quantos anos você tem?
- 33.
- Hmmm... faz tempo que você está com esse NÓDULO?
- É, um tempinho, mas sempre tenho cistos e tal, blá blá blá.
- Você já amamentou?
- Sim, tenho um filho pequeno.
- Hmmm, tem exames anteriores?
- UM MONTE! Mas ninguém me pediu para trazer!
- Ok. Pode se trocar, o exame fica pronto em 1 hora.
- Posso pegar pela internet?
- Sim.

Volta pra casa, supermercado, arrumar a casa, preparar o almoço, estuda, estuda, estuda, pega filho na casa do amigo.

10/02/11 - 8 horas da manhã...

Médico 1:

- Bom dia!
- (..?PQP!!..) Bom dia! Você já recebeu meu exame né?!
- Sim. Minha flor, você vai precisar passar por um mastologista.
- (..?PQP!!..) O nódulo é sólido? (Como produtora de cistos mensais, eu já sabia que o lance é ser sólido ou não)
- Sim!
- (..?PQP!!..) Mas assim.... é maligno?
- Essa possibilidade existe. Já te indiquei para um ótimo especialista meu amigo.
- (..?PQP!!..) Então tá, pode dizer. (congelada!)
- Anotou? LIGA HOJE!
- (..?PQP!!..) Sim sim sim!

No mesmo dia, no mastologista.

Odeio a tática do "o gato subiu no telhado". Meu "encaixe" foi agendado para as 17:30hs, esquentei o sofá até as 19hrs. Até todo mundo ir embora e o médico poder dispor de mais tempo para me dizer que A PORRA DO GATO TAVA NO TELHADO!!!

O médico, depois do exame físico:

- Como você tem se sentido (emocionalmente) ultimamente? Nos últimos meses?
- Repensando minhas escolhas. (E..??)
- O que você acha que está acontecendo com você?
- (..?PQP!!..) Algo GRAVE pelo jeito!

E assim descobri que o gato estava no telhado... E tive o meu maior momento Maysa: MEU MUNDO CAIU!

Falei para o meu marido antes de sair de casa:
- Se prepara para notícias ruins.
Ele: - Não fala assim, você está muito pessimista!
Eu: - Eu sei ler os "sinais" (as portas da percepção estão sempre abertas, basta prestar atenção quando as campainhas tocam).

No fundo, eu já estava meio preparada para a noticia, mas para a biópsia não. Aquele dia foi o último dia que vi meu seio como eu o conhecia, depois disso muita coisa mudaria.

Meados de 2010...

Como de costume, no banho...

Auto exame. Hmmm.... tem um carocinho aqui... Mama densa, muitos cistos.
Faculdade, super mercado, pegar filho na escola, muita coisa pra fazer.

Algum tempo depois, no banho...
Hmmm.... o carocinho ainda tá aqui. Ôpa!! - Amor, olha aqui, tem uma bolota no meu suvaco!!

Ele: - Hummm, é gânglio, eu já tive isso.

Faculdade, super mercado, pegar filho na escola, muita coisa pra fazer, muitos trabalhos, tudo pra ontem. Nossa, preciso ir ao médico.

7 de setembro, 12 de outubro, 15 de novembro...

Meu! Tem alguma coisa errada comigo! Angústia, insatisfação, pensamentos estranhos, medo.
Será que fiz as escolhas certas na minha vida? Valeu à pena? Eu sou feliz?

...Natal, Ano Novo... Ressaca, férias.

Arruma a casa, super mercado, levar filho para passear, muita coisa pra fazer, cuidar dos cachorros, cuidar dos gatos, do marido do filho...
O carocinho ainda ali, esperando. PQP, PRECISO IR AO MÉDICO!